Apoio ao utilizador - SIGA

Perguntas frequentes

Não. Este ano letivo, foram criados novos dados de acesso para os professores. O município fará chegar aos professores os seus dados de acesso à Plataforma, para o ano letivo 2021/2022.

O/a professor/a deverá aceder à Plataforma e efetuar o login com o nome de utilizador e o código de acesso, de modo a ativar a sua conta e definir a sua palavra-passe. Nos acessos seguintes, deverá utilizar no login o nome de utilizador que recebeu, e a palavra-passe definida por si.



Neste momento, para o/a professor/a, o “nome de utilizador” a introduzir terá de ser o nome de utilizador que recebeu na credencial de acesso.

A recuperação de palavra-passe poderá ser feita através da área “entrar” da Plataforma. Após solicitar a recuperação de palavra-passe, irá receber um e-mail com as instruções para redefinir a sua palavra-passe.



O/professor/a tem a possibilidade, na “Área de Professor”, de criar um código de acesso temporário para a turma, de modo a que todos os alunos consigam aceder à Plataforma.


Em casa, o/ aluno/a poderá aceder com os dados definidos, pelo/a encarregado/a de educação.


Estas duas possibilidades de acesso funcionam em simultâneo, uma não invalida a outra, ou seja, o/a aluno/a, em casa, poderá utilizar a palavra-passe definida pelo/a encarregado/a de educação e, na escola, o código de acesso temporário fornecido pelo/a professor/a, sendo que o nome de utilizador é o mesmo para os dois casos.



Os dados de acesso do encarregado de educação à plataforma são os mesmos dados de acesso à plataforma SIGA (plataforma de gestão das refeições escolares).

O encarregado de educação deverá aceder à Plataforma, clicar em “entrar” e introduzir os seus dados de acesso.

No primeiro acesso, se solicitado, o encarregado de educação deve definir o email e a sua palavra-passe. De seguida, o encarregado de educação deve configurar a conta do seu educando, definindo uma palavra-passe.

Posteriormente, cada um deverá aceder com o seu utilizador (atribuído pelo município e não alterável) e a palavra-passe definida por si.


Não. Para aceder à plataforma, cada pessoa deve utilizar os seus dados de acesso, isto é, os dados de acesso do encarregado de educação e do educando são diferentes.

O aluno deverá entrar na plataforma com os seus dados de acesso.

O educando pode aceder de duas formas:


Opção 1: O educando pode aceder com os dados (utilizador e palavra-passe) definidos pelo encarregado de educação (verificar questão 1).


Opção 2: O educando pode aceder com o utilizador e o código de acesso temporário definido pelo professor. O código de acesso temporário tem uma validade definida pelo professor (6 horas ou 90 dias).


Estas duas opções de acesso funcionam em simultâneo, sendo que o utilizador do educando é o mesmo.

O encarregado de educação pode recuperar os dados de acesso através da opção “Recupere aqui os seus dados de acesso!” que se encontra no ecrã “Entrar”, na plataforma. O encarregado de educação deve indicar o email que facultou no registo da Plataforma SIGA ou na matrícula do educando.

Após solicitar a recuperação dos dados de acesso, vai receber um email com as instruções que deve seguir.

Caso o encarregado de educação não consiga recuperar os dados de acesso, deve entrar em contacto com o município para atualizar os dados de acesso à Plataforma SIGA.


O encarregado de educação pode recuperar os dados de acesso do educando através da opção “Recupere aqui os seus dados de acesso!” que se encontra no ecrã “Entrar”, na plataforma. O encarregado de educação deve indicar o email que facultou no registo da Plataforma SIGA ou na matrícula do educando.

Após solicitar a recuperação, vai receber um email com as instruções para redefinir a palavra-passe, devendo selecionar a opção do educando.


Não. O acesso é sempre realizado com utilizador atribuído pelo município e palavra-passe/código de acesso.

Sim, é possível aceder com os dados de acesso definidos pelo encarregado de educação no ano letivo anterior, isto é, os dados de acesso mantêm-se os mesmos (utilizador e palavra-passe).

Caso o encarregado de educação não se recorde dos dados de acesso deverá fazer a sua recuperação (ver questões 4 e 5).

© 2021 Lusoinfo. Todos os direitos reservados.